quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Sua empresa tem uma estratégia para fazer 2015 melhor?






Iniciamos 2015 com um cenário econômico fragilizado, com incertezas e nosso PIB em queda, este cenário tem levado as empresas a reduzirem os investimentos em expansão e novas tecnologias adotando uma política de redução de custos operacionais, muita das vezes sem a estrutura correta; Porém se o objetivo na redução de custo não for alcançado a demanda não virá e o próximo passo será a redução da produção, podendo afetar o número de postos de trabalho.

Segundo a revista Industry Week o mercado americano prevê um crescimento na produção de 3,5% e um aumento de postos de trabalho no nível de 2,1%, devido aos desenvolvimentos tecnológicos que levam uma maior eficiência operacional e aos investimentos em tecnologias de manutenção preditiva dos equipamentos.

A análise do cenário  americano nos indica que não podemos deixar de investir em novas tecnologias e combater o desperdicio, seja ele por falta de manutenção em equipamentos, ou perdas operacionais. 

A estratégia gerencial disciplinada  Lean Six Sigma tem como objetivo melhorar a performance  e aumentar  a lucratividade  das empresas com foco no cliente. O Lean Six Sigma surgiu da integração dos pontos fortes do Six Sigma, que com suas técnicas estatísticas, aliada ao Sistema Lean de Manufatura, também conhecido como Sistema Toyota de Produção (Maiores detalhes em nosso blog no artigo Agora ficou fácil !!!!! de 2 de Dezembro 2014); Este sistema tem como objetivo eliminar todo desperdício, onde entende-se como desperdício tudo que não agrega valor ao cliente tem sido fundamental para o sucesso de muitas empresas.

Existem muitas razões para não se considerar o Lean Six Sigma no seu negócio, podemos enumerar uma série delas algumas válidas, outras não.

Sabemos que o medo do novo não é algo raro nas pessoas e o fato de nunca ter ouvido falar no Lean Six Sigma, pode ser uma ótima oportunidade de ampliar seus conhecimentos entender que o Lean Six Sigma difere de outros programas de melhoria contínua em três aspectos; O foco é no que realmente agrega valor ao cliente, as decisões são focadas em dados estatísticos e a gestão é toda voltada para o retorno do investimento.

O fato é que chegou a hora de assumirmos a responsabilidade e buscarmos conhecer esta estratégia gerencial disciplinada que nos auxiliará a construir uma estratégia com uma estrutura correta para nosso negócio, reduzindo o risco do fracasso. .

 Uma vez decidido pela implementação do Lean Six Sigma a sugestão é pela contratação de um consultor como forma de acelerar o processo de implementação, porém muitas empresas não gostam de contratar consultores externos e acabam perdendo oportunidades, pois terão que inicialmente treinar seus agentes multiplicadores e nem sempre a conta é favorável. 

Neste artigo não conseguimos passar todas as informações, se necessitar de mais entre em contato conosco. Até!!!

Visite também: https://www.facebook.com/TI2H.Associados





Luiz Carlos Teixeira – Executivo Sênior e Consultor em Sistemas da Qualidade ISO e Black Belt Lean Six Sigma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário